BANCO CARRETEL

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995, com a missão de preservar, investigar e divulgar a obra de Iberê Camargo, a atual sede é um dos prédios mais legais de Porto Alegre, desenhado pelo renomado arquiteto português Alvaro Siza, onde além das obras do Iberê, são realizadas exposições diversas, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos, oficinas, entre outras atividades. Quem guiou está collab foi o diretor-superintendente da Fundação, Emilio Kalil.

Fachada-foto-Gustavo-Possamai.jpg

Os carreteis foram um tema frequente na obra do Iberê Camargo

“Símbolo, signo, personagem – o carretel –, brinquedo da minha infância e agora, nesta fase, tema da minha obra, está impregnado dos conteúdos do meu mundo.”

68a8962682fb1c337f6eb55db9919592.jpg

Nosso móvel collab buscou inspiração nesse objeto, sua função, um banco/mesinha. Após um brainstorming chegamos a um objeto respeitando a silhueta dos carreteis e buscando mais referências de costura, assim se chegou na regulagem de altura, sendo fixada com uma "agulha" e esta presa por uma "linha" na base do móvel.

Na fase de prototipagem, foram testadas diversas técnicas e materiais. Resultando em uma base de fibra, coluna central em alumínio e superfície em madeira maciça jequitibá. A "agulha" também de madeira maciça jequitibá usinada em CNC.

O resultado final foi apresentado ao público no evento de lançamento da revista da Fundação, serão produzidas edições limitadas e numeradas como esta do evento.

20190410_FIC CARRETEL N_1 foto ©Nilton Santolin_IMG_9396.jpg