Estudo de caso: estações salva bikes em Recife

O uso da bicicleta como meio de transporte vem se popularizando, por ser uma forma sustentável, saudável e econômica de locomoção. Por esse motivo, torna-se cada vez mais importante pensar os espaços públicos voltados para ciclistas e suas necessidades, como a instalação de ciclovias e equipamentos públicos como bicicletários.

Porém alguns cuidados são necessários na hora de pedalar. As bicicletas precisam estar sempre bem reguladas e calibradas, a fim de evitar problemas que potencialmente podem resultar em acidentes, além de imprevistos que sempre podem acontecer e atrasar o usuário.

Levando esses fatores em consideração e visando garantir mais segurança e conforto aos ciclistas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, inaugurou a iniciativa Salva Bike em março desse ano.

Ciclofaixa de Turismo e Lazer em Recife

Ciclista fazendo uso do equipamento

 

Ao apostar na valorização do equipamento que virou símbolo de lazer dos recifenses há 10 anos, a gestão municipal demonstrou uma preocupação com a mobilidade urbana e o bem estar da população. Através dessa ação inovadora no Brasil, Recife se coloca no mesmo patamar das principais capitais do mundo, onde esse meio de locomoção é cada vez mais incentivado.

No total foram instaladas dez estações de reparo de bicicletas na cidade, conectadas ao percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer que, todos os domingos e feriados, reúne cerca de 18 mil pessoas. As micro estações estão localizadas em espaços com muita circulação de pessoas: Parque Santana, Lagoa do Araçá, Parque da Jaqueira, Avenida Alfredo Lisboa, Segundo Jardim de Boa Viagem, Parque das Graças, Ciclovia Graça Araújo, Rua da Aurora, Avenida Rio Branco e Posto 7 de Boa Viagem.

Segundo a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula:

“Criamos o Salva Bike para dar mais assistência ao ciclista, que vai poder fazer manutenção básica em sua bike, de forma gratuita. Escolhemos locais estratégicos por onde passa a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, mas os espaços podem ser usados por qualquer pessoa, em qualquer dia e horário”

Ciclista fazendo uso do equipamento em Recife

Usuários realizando reparos em suas bicicletas no dia da inauguração das estações

 

As estações Salva Bike escolhidas para a capital pernambucana foram fornecidas pela De Lazzari, pioneira na fabricação e design de mobiliário urbano nacional. Nossa empresa desenvolveu o Bicifix, a primeira micro estação de reparos e manutenção de bicicletas do Brasil.

O Bicifix é composto por uma base de suporte/sustentação para a bicicleta com braços articuláveis e dispõem ainda de bomba de ar para a calibragem de pneus, ferramentas para ajuste de selim, chaves diversas e espátula para pneus. Os equipamentos irão possibilitar que o ciclista realize pequenos ajustes e reparos em sua bike de forma prática, intuitiva e segura, com acesso livre a qualquer dia e horário e de forma gratuita.

Confira no vídeo da Prefeitura de Recife como as estações podem ajudar os ciclistas:

 

Por possuir uma área lateral extensa e livre, a micro estação ainda permite a aplicação de logos, informações ou promoções da empresa ou instituição de interesse.

A Secretaria de Turismo e Lazer recifense optou por adesivar as faces laterais do equipamento.

Faces laterais livres que permitem aplicação de logo ou informações

Bicifix adesivado pela Prefeitura de Recife