Modernização dos processos de produção

A De Lazzari iniciou suas atividades no ramo de mobiliário urbano no ano de 2006, surgindo como uma indústria familiar de pequeno porte com produção quase artesanal. Sendo tanto o design dos produtos quanto os processos de fabricação definidos pelos donos, pai e filho, os quais contavam apenas com maquinários simples, inclusive com alguns confeccionados na própria empresa.

Com o passar do tempo, a empresa evoluiu atingindo visibilidade no mercado nacional e consequentemente expandiu sua unidade fabril, a qual atualmente está instalada em um terreno de mais de 2.000m², em Porto Alegre. Também foram realizados investimentos de modernização e otimização de seus processos, os quais propiciaram à empresa não somente diminuir tempos de produção e desperdícios, mas também facilitaram na criação de produtos com design mais complexo.

Construção da fábrica da De Lazzari em seu atual endereço em 2013

Fachada da fábrica De Lazzari

Para o auxílio desse processo de criação, a DLZ, em 2019, investiu em uma máquina de usinagem CNC (Controle Numérico Computadorizado), que esculpe elementos a partir da remoção de material de uma peça original por meio de fresas (peças metálicas similares a uma broca, mas que possuem o intuito de moldar objetos) guiada por softwares. Uma vez que uma peça tenha sido projetada no computador, esse é utilizado para gerar os caminhos da ferramenta que orientam a movimentação da CNC.

Esse processo possui diversas vantagens em relação ao maquinário comum, como por exemplo a criação de formas complexas com precisão e repetição com alta produtividade. Em nossa indústria, a CNC é utilizada especialmente em peças de madeira com formas mais orgânicas e na criação de matrizes para fôrmas de concreto. Se esses produtos fossem confeccionados utilizando processos convencionais, seu acabamento seria muito inferior, demandando maior tempo de produção e habilidade do operador.

A última aquisição para a marcenaria foi uma plaina moldureira de 4 eixos, que tem a função de reduzir o tempo e a quantidade de processos pelos quais a madeira passa, visto que ela executa, ao mesmo tempo, 3 ações que anteriormente eram realizadas por diferentes maquinários. Em uma única passada, ela plaina (nivela a madeira), desengrossa (realiza ajustes dimensionais à peça), faz rebaixos e tupia os cantos (dá acabamento, deixando as quinas boleadas). Os 4 eixos desta nova plaina possibilitam que consigamos trabalhar a peça de madeira em todas as suas faces laterais, sendo necessário apenas cortá-la no sentido do comprimento.

No setor de serralheria, destacamos o formato de proteção anticorrosão que aplicamos em nossas peças. Para este processo utilizamos uma metalizadora por aspersão térmica a arco elétrico, no qual é realizada a zincagem do aço da seguinte maneira: a máquina é alimentada por arames de zinco, os quais são aquecidos pela geração de um arco elétrico através da diferença de potência dos dois arames; então, as partículas são impulsionadas por um jato de ar até a superfície a ser protegida. Esse é um procedimento muito eficiente, pois o zinco cria uma barreira antiferrugem e uma proteção de sacrifício devido à capacidade desse material de se corroer preferencialmente, permitindo que o aço permaneça sem alteração mesmo se sofrer arranhões.

Ainda no acabamento do aço, a De Lazzari utiliza a pintura a pó eletrostática, melhor opção de tinta disponível no mercado. Esse tipo de revestimento é realizado utilizando uma pistola de pintura que possui um compartimento para a tinta a pó, que será carregada eletricamente com cargas positivas ou negativas, enquanto a superfície onde será aplicada a tinta recebe cargas de sinal oposto, para que quando entrem em contato, ocorra uma reação de atração entre pó e peça por conta das cargas opostas, resultando na aderência entre os dois. Por fim, a peça é colocada um uma estufa, já que quando exposta a altas temperaturas, a tinta se liquefaz e posteriormente endurece, formando uma película de excelente acabamento, uniformidade e resistência, com qualidade muito superior às pinturas líquidas.

A De Lazzari está sempre buscando reinventar e aprimorar seus processos de produção a fim de entregar o melhor a nossos clientes e parceiros, aliando design diferenciado com resistência e durabilidade.